Sobre Nova Edição

A primeira versão deste livro foi pioneira em apresentar um conteúdo introdutório sobre o uso do R em Finanças e Economia. Manter um conteúdo atualizado sobre a plataforma, porém, não é fácil! Desde o lançamento da obra, novos pacotes foram lançados e o R e Rstudio foram atualizados. Esta nova edição do livro complementa e estende o material anterior de forma abrangente, levando em conta novos procedimentos e tutoriais, novos pacotes e também o feedback recebido na primeira edição.

O formato do livro também mudou. A nova estrutura de capítulos alinha-se com as etapas de uma pesquisa, desde a obtenção dos dados, limpeza e estruturação, até a apresentação de resultados. Desta forma, o leitor pode avançar os capítulos de acordo com as etapas do seu próprio trabalho. Também buscou-se dar mais contexto sobre dados financeiros. No capítulo 5 trata-se sobre as principais fontes de dados, incluindo origem, contextualização e limitações. Isto permite ao leitor não somente aprender a baixar dados financeiros e econômicos da internet mas também a entender a particularidade de cada fonte. Um novo capítulo dedicado ao processo de reporte de resultados também foi adicionado, incluindo uma seção exclusiva para a tecnologia RMarkdown, a qual possibilita a criação de documentos dinâmicos.

Outra importante mudança no conteúdo do livro foi o alinhamento com o tidyverse, conjunto de funções e pacotes desenvolvidos por Hadley Wickhan. Esses facilitam imensamente o uso do R e não tenho dúvida que vieram para ficar. O código apresentado no livro foi totalmente modificado para dar preferência aos pacotes do tidyverse, principalmente na manipulação de dados. As funções nativas do R foram mantidas, porém são apresentadas de forma limitada.

Este livro foi escrito e será continuamente reformulado ao longo dos anos com bastante esforço por parte do autor. Vejo neste trabalho uma maneira de contribuir para a formação profissional de uma nova geração de pesquisadores e analistas de mercado. Espero que goste da obra e use-a para tornar o R um aliado no seu ciclo de trabalho.