Agradecimentos

Um livro raramente é o resultado exclusivo do trabalho individual de uma pessoa. Como autor, fui apenas o meio que produziu o texto e o código. O produto final resulta da colaboração de muita gente, pessoas que tornaram este projeto viável e real.

Primeiro, gostaria de agradecer à minha instituição de origem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Escola de Administração. Sem a devida autonomia do meu cargo de professor, certamente não conseguiria escrever esta obra de cunho mais popular e tão distante do meu trabalho como pesquisador acadêmico. A carga de trabalho na escrita de um livro é pesada, colocando em marcha baixa todos os demais projetos com os quais me comprometi.

Tive a sorte de conhecer a comunidade bastter.com e o seu desenvolvimento de uma filosofia de investimento de longo prazo voltado à pessoa física. Certamente fui impactado pelas ideias e minha escrita reflete princípios dessa comunidade. Registro aqui meu agradecimento pessoal a comunidade e seus gestores pelo importante trabalho na educação financeira do brasileiro.

Agradeço também à minha querida e eterna companheira, Vanessa Maria Andreola, que teve a paciência necessária para me aguentar falar incessantemente sobre CDBs, LCAs, FGC, Tesouro Direto e tributação do imposto de renda. A imersão necessária para produzir uma obra literária tem como direta consequência deixar o autor bitolado em determinado assunto por certo período. Agradeço a paciência e o carinho. Prometo voltar ao normal, eventualmente.

Aproveito para agradecer também o apoio técnico dos envolvidos no projeto. Tive a sorte de descobrir cedo que sou péssimo com artes gráficas e por isso deixo explícita minha gratidão àqueles que ajudaram a tornar este projeto realidade. Agradeço a Rubens Lima3 pela produção da capa, Nara Scherer4 pela confecção dos elementos gráficos e Paulo Cichelero5 na revisão do texto.