Prefácio

Uma recente matéria do jornal Valor Econômico1 mostrou que apenas 51% da população economicamente ativa do Brasil pretende fazer algum tipo de investimento. Destes, 68,2% irão investir na caderneta de poupança, um dos instrumentos menos atrativos que existem no mercado.

Uma população que não poupa e não sabe investir está predestinada a continuar presa no ciclo vicioso da dependência financeira – mais gastos, mais trabalho e menos tempo. A falta de intimidade da população com a organização de um orçamento doméstico e com a aplicação do dinheiro de forma eficiente é certamente um dos problemas estruturais da economia brasileira.

Sou professor universitário e investidor de longa data. Em 2019, desafiei-me como acadêmico a preparar um material com apelo popular e aproximar a minha intimidade em programação e análise de dados com o público em geral. Tanto em sala de aula quanto fora dela, dúvidas a respeito de investimentos são frequentes. Fico constantemente impressionado com a variedade e quantidade de questões sobre o assunto. Desinformações, desconhecimento e erros de análise são comuns. Como se não bastasse a falta de estudos, o brasileiro é alvo fácil de golpes financeiros e esquemas ilícitos que só enriquecem os poucos idealizadores à custa de muitos, atraídos pela promessa de riqueza instantânea.

O objetivo desta obra é ambicioso: atacar de frente a deficiência na educação financeira do brasileiro. Com este livro vou buscar formalizar bases sólidas que irão guiar a tomada de decisões mais inteligentes. O grande diferencial do trabalho proposto aqui é o uso frequente de dados reais do mercado para entender e comparar as diferentes alternativas de investimento no mercado de renda fixa. Utilizarei a análise objetiva de dados para mostrar os meus argumentos referentes à forma de investir. Não irei pedir que você simplesmente confie em mim, mas que confie no método científico e nas evidências obtidas junto aos dados históricos.

A obra está focada no mercado de renda fixa, pois este deve ser o primeiro passo do investidor. Um erro muito comum é iniciar no lado avançado, com a compra de ações de empresas no mercado de renda variável. O risco é a pessoa decepcionar-se, por sofrer prejuízo no curto prazo, e nunca mais voltar ao mercado financeiro, abrindo mão de participar do melhor sistema já construído para potencializar a sua independência financeira e tranquilidade futura. Assim, é na renda fixa que o investidor deve começar seus estudos, montando de forma autônoma a sua primeira carteira de investimentos. A experiência na renda fixa resultará em uma base sólida para o ingresso na renda variável, caso o investidor assim desejar.

No primeiro capítulo, o leitor irá aprender uma forma de investir focada no longo prazo e na resiliência. São ideias simples, mas poderosas que irão guiar uma política de investimentos sustentável, com foco na qualidade de vida do investidor. Em seguida, no segundo capítulo, estudaremos a estrutura do mercado financeiro brasileiro, conhecimentos básicos relativos ao mercado de renda fixa que todos os investidores deveriam saber.

A partir disso entraremos nos instrumentos da renda fixa, percorrendo Produtos Bancários, Tesouro Direto, Fundos de Investimento e Debêntures. Cada um dos capítulos irá usar e abusar da análise de dados para conhecer melhor cada produto e sua atratividade ao investidor. Por fim, no capítulo A Prática de Investir, usaremos o conhecimento adquirido nos capítulos anteriores para iniciar e montar uma carteira de investimentos.

Como em toda obra focada na análise de dados, a reprodução dos resultados deve ser fácil e de acesso público. Todos os cálculos e figuras apresentados neste livro são reproduzíveis no seu próprio computador. Usei dados abertos e públicos do sistema de séries temporais do Banco Central do Brasil, Tesouro Nacional e Portal de Dados Abertos. Os gráficos são criados em uma plataforma de programação chamada R. Todo o código utilizado neste livro está disponível na internet.2

Antes de começar a ler a obra, uma consideração importante. Todo o material do livro é de caráter opinativo e pessoal do autor. Nenhum dos capítulos, isoladamente ou em conjunto, oferece indicação de compra ou venda dos títulos públicos, produtos bancários ou qualquer outro tipo de investimento. Lembre-se também que performance passada não é garantia de performance futura. Analise os resultados históricos, estude as características das alternativas de investimento e tire as suas próprias conclusões.

Boa leitura.

Marcelo S. Perlin