Sobre Nova Edição

Desde a última edição do livro em 2018, muita coisa mudou. O ecossistema do R e RStudio tem evoluído de forma constante. Em um esforço de atualização, tenho enorme prazer em publicar a terceira edição de “Análise de Dados Financeiros e Econômicos com o R.” É gratificante perceber que, como um bom vinho, o conteúdo do livro só melhora com o tempo.

O diferencial da terceira edição é o foco no leitor. As principais mudanças são:

  • Todo o conteúdo do livro agora é disponibilizado via pacote adfeR, facilitando muito a reprodução de todos os exemplos de código.

  • Uso de caixas de textos customizadas para indicar pontos importantes e precauções que os leitores devem ter em cada seção do livro.

  • Mais de 100 exercícios de final de capítulo foram criados e agora possuem gabarito em texto e código, disponível na versão web do livro2. Todos os exercícios estão disponíveis no formato exams (Zeileis et al. 2020) e podem ser compilados para um pdf ou então exportados para plataformas de e-learning, tal como o Moodle ou Blackboard (veja seção Conteúdo para Instrutores no Prefácio).

  • Quatro novos pacotes especializados na obtenção de dados financeiros e econômicos estão inclusos na nova edição. São estes: GetDFPData2, GetFREData, GetQuandlData e GetBCBData. Todos são pacotes estáveis, desenvolvidos por mim e serão mantidos ao longo do tempo. Assim, não corremos mais o risco de quebra de código devido a desatualização de um pacote por um autor.

  • Um novo capítulo sobre Otimização de Código em R, discutindo melhorias na estrutura de código e também minimização do tempo de execução via estratégias de cacheamento local e processamento paralelo.

  • Uso de template customizado para o ebook e html via CSS (Cascading Style Sheets). Agora, o livro possui, sem dúvida, uma cara própria e consistente entre os diferentes formatos.

Este livro é um projeto vitalício que pretendo atualizar frequentemente. Vejo neste trabalho uma maneira de contribuir para a formação profissional de uma nova geração de pesquisadores e analistas de mercado. Espero que goste da obra e use-a para tornar o R um aliado no seu ciclo de trabalho.